Saberes Locais (CNPq/UFCG) E EDITORA SUÇUARANA lançam selo editorial
Por

Em uma iniciativa inédita, a Editora Suçuarana formalizou parceria com o Grupo Saberes Locais (CNPq/UFCG) para lançar um selo editorial acadêmico. A coleção irá publicar trabalhos acadêmicos, antologias e dossiês temáticos.
Seu conselho editorial é composto por professores doutores de diversas instituições públicas. O primeiro livro já está em fase de edição. A seguir, conheça todos os detalhes sobre grupo, o selo e as linhas de publicação.
Sobre a parceria
A editora e o Grupo de Estudos e Pesquisas em História Regional e Saberes Locais (CNPq/UFCG) partilham valores em comum. Isto é, movimentar um canal de publicação ágil, profissional e acessível, alinhado aos princípios de autonomia intelectual e rigor técnico.
O grupo é liderado pelo Prof. Dr. Francisco Firmino Sales Neto (UFCG) e pelo Me. Ewerton Wirlley Silva Barros (UFRGS). Com a aliança, esperamos publicar trabalhos acadêmicos de excelência, promovendo discussões das pesquisas produzidas no grupo.
O selo editorial “Saberes Locais”

O selo editorial “Saberes Locais” foi concebido com três frentes de publicação. A primeira frente são as monografias, dissertações e teses adaptadas. Os trabalhos acadêmicos serão adequados para o formato de livro, preservando o rigor técnico e a originalidade das pesquisas.
Segunda frente, as coletâneas temáticas e antologias coordenadas por pesquisadores do grupo. Serão reunidos artigos e ensaios que abordam temas centrais da história regional e saberes locais.
E a terceira frente, relatórios de campo e dossiês, com a publicação ágil de resultados de pesquisas. As obras do selo irão girar em torno de temáticas como:
- Os intelectuais, o folclore e a cultura popular
- Memórias e Saberes nos Sertões
- História Cultural dos Espaços
Coordenação e Conselho Editorial
O selo será coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Firmino Sales Neto (UFCG) e o Me. Ewerton Wirlley Silva Barros (UFRGS). Sales Neto é professor na UFCG e docente no Programa de Pós‑graduação em História e Espaços da UFRN. Dedica‑se a memória, historiografia e aos sertões.

Me. Ewerton Wirlley é doutorando em Teoria da História e Historiografia pela UFRGS, pesquisador visitante nas universidades da Geórgia (2024) e UFMG (2023). Investiga folclore, cultura popular e lidera grupo junto a Francisco Firmino.
Conselho Editorial
O selo “Saberes Locais” reforça seu compromisso com a qualidade, pluralidade metodológica e representatividade regional. Seu conselho editorial é composto por especialistas de diversas instituições públicas.
Toque no nome de cada pesquisador para conhecer suas trajetórias.
- Profa. Dra. Aldilene Marinho César Almeida Diniz (CEFET‑RJ)
- Profa. Dra. Dinara Soares Chacon Sales (URCA)
- Prof. Dr. Durval Muniz de Albuquerque Júnior (UFPE)
- Prof. Dr. Joel Carlos de Souza Andrade (UFRN)
- Prof. Dr. Lucas Gomes de Medeiros (UERN)
- Prof. Dr. Luiz Mário Dantas Burity (UEPB)
- Profa. Dra. Rosemere Olímpio de Santana (UFCG)
- Profa. Dra. Rosilene Alves de Melo (UFCG)
- Profa. Dra. Tereza Cândida Alves Diniz (URCA)
- Profa. Dra. Vilma de Lurdes Barbosa e Melo (UFPB)
Sobre a submissão de trabalhos
Inicialmente, o foco do selo é publicar trabalhos dos membros do grupo Saberes Locais. Posteriormente, a coordenação pretende trabalhar as produções acadêmicas de alunos do curso de História da UFCG no Campus de Cajazeiras.
Após esta fase inicial, demais pesquisadores poderão consultar as normas de submissão no site da Editora Suçuarana. O conselho editorial irá avaliar a pertinência do manuscrito, para posterior publicação.
O primeiro livro do selo: Fazenda Nova Acauan
As primeiras publicações do selo “Saberes Locais” estão previstas para o segundo semestre de 2025. E o primeiro livro já tem nome: Fazenda Nova Acauan: espaço de poder e memória no sertão da Paraíba. Quem assina é o historiador e professor José Hewerton dos Santos Oliveira.

A obra problematiza a memória política em torno de Benedito Marques da Silva Acauan, tomando a fazenda Nova Acauan como espaço de poder em São Domingos–PB. O autor questiona narrativas hegemônicas, propondo interpretações mais plurais da história regional.
O primeiro livro do selo “Saberes Locais” está em fase de edição. Fique por dentro: siga o Instagram da Editora e do Grupo Saberes Locais e confira alguns links importantes abaixo:
- Instagram do grupo Saberes Locais: clique aqui.
- Diretório do Grupo Saberes Locais (CNQp/UFCG): clique aqui.
Pioneira em autopublicação lean no Brasil, fornece serviços editoriais essenciais a autorxs independentes a preço de custo, com foco em autonomia e acessibilidade.

Deixe uma resposta